Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Download de dados SRTM

Bom dia Galera. Hoje vou mostrar para quem ainda não conhece, dois sites e diferentes maneiras de baixar imagens de média e de alta resolução grátis. A primeira do dia vem do site: http://glcfapp.glcf.umd.edu
confiram e curtam. sigam o nosso blog.



Aparecerá a seguinte tela:


Na parte superior direita tem um icone chamado ESDI. Clique no icone e abrirá a seguinte tela.






Clique em Map Search

Escolha o tipo de dado que deseja dar donwload: LandSat, Áster, SRTM, MODIS





Clique em SRTM, selecione Lat/Long para entrar com as coordenadas do local desejado

Digite as coordenadas do local de sua busca, da seguinte forma, ex: para 19º 55’S e 43º56’W, escreva: -19d55’ e -43d56’, em seguida pressione ENTER.






clique em Preview e Download. Aparecerá uma tela com os atributos das imagens selecionadas.






clique em cima da imagem desejada para seleciona-la e em seguida aperte Download.





aparecerá a seguinte tela, clique no ultimo arquivo.






Bom dia a todos. 
















sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Marble (3D globe) - Globo Virtual Aberto para o Ensino Geográfico










The KDE Education Project
KDE Marble Desktop
Marble é um globo virtual e Atlas Mundial que você pode usar para aprender mais sobre a Terra: você pode passear em volta em panorâmica e zoom e pode procurar lugares e estradas. Um clique do mouse em um rótulo local fornecerá o respectivo artigo da Wikipedia.
Claro que também é possível medir as distâncias entre os locais ou ver a atual cobertura de nuvens. Marble oferece diferentes mapas temáticos: um mapa topográfico de estilo da sala de aula , uma visão de satélite, mapa de ruas, a terra durante a noite e os mapas de temperatura e precipitação. Todos os mapas incluem uma chave de mapa personalizado, para que ele possa também ser usado como uma ferramenta educacional para uso em salas de aula. Para fins educacionais você pode também alterar a data e hora e observar o céu estrelado e a mudança na zona de penumbra sobre de o mapa.
Diferente de outros globos virtuais Marble também dispõe de várias projecções: escolha entre um mapa plano ("Plate carré"), Mercator ou do Globo (3D).
O melhor de tudo: O Marble é o Software Livre / Open Source Software e promove o uso de mapas gratuitos. E está disponível para todos os principais sistemas operacionais (Linux / Unix, MS Windows e Mac OS X).


Marble Widget para desenvolvimento
O Marble é um componente genérico de mapa geográfico, leve, para uso em sua própria aplicação 4.x Qt / C + +. O MarbleWidget fornece uma solução pronta para a exibição de mapas e localizações. Isso inclui suporte para GPS e importação de arquivos KML / GPX.
1. é multiplataforma e funciona em Windows, Linux e Mac OS X.
2. corre decentemente, mesmo sem a aceleração de hardware. Ele só usa API Arthur Qt como uma pintura de backend. Opcional suporte a OpenGL está sendo trabalhado.
3. usa vetores, bem como dados de bitmap. Marble puxa muito de seus dados de servidores de internet, mas também podem ser usados offline.
4. fornece uma arquitetura de plugins e pode ser facilmente estendido para muitos casos de uso.
5. tem suporte para diversas fontes de dados de terceiros, como OpenStreetMap,Wikipedia, KML, GPX, Nasa BlueMarble, OpenRouteService, etc.
6. pode usar várias projeções: Globo, Flat ("Plate Carree") e Mercator.
7. inicia-se muito rapidamente.

Vetorização de Cartas Topográficas









Página do IBGE onde se encontra a orientação para produção sistemática de mapas:
http://www.ibge.com.br/home/geociencias/cartografia/vetori.shtm
http://www.ibge.com.br/home/geociencias/cartografia/validacao_da_vetori.shtm
Por se tratar de um documento, todo mapa deve ser produzido seguindo as normas e orientação do IBGE (e do Concar), pois produzir material cartográfico sem o mínimo conhecimento ou cuidados técnicos incorre em crime (de adulteração, falsificação, e outros que podem ser encontrados no Código Penal Brasileiro). Em resumo, como a cartografia é um dos pilares do geoprocessamento (e dos SIG, que são a materialização destes), é preciso seguir todas as orientações e normas referentes à produção e validação de mapas (mesmo os digitais).


Para tornar o assunto mais ameno, um site interessante que eu encontrei quando procurava um mapa indice da articulação das cartas 1:50.000 do Estado de São Paulo (é e acabei encontrando esse site do Paraná):
Instituto de Terras, Cartografia e Geociências - ITCG
Cartas Topográficas
"Nesta área encontram-se disponíveis Cartas Topográficas Rasterizadas, em formato TIFF e/ou JPG, não georreferenciadas, com exceção da escala 1:250.000 que possui dados vetoriais georreferenciados, no formato DWG. As cartas estão organizadas por escala e Mapa Índice (MI).
Ressalva-se que o acervo em formato digital das escalas 1:100.000 e 1:50.000 não se encontram completos, todavia, o ITCG busca atualizar os mesmos assim que possível."
É isso aí, se você precisava de um mapa topográfico de alguma região do Paraná é só baixar e vetorizar (seguindo as normas oficiais da cartografia brasileira, hein!).

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SOBRE O GEOPROCESSADOR

BOA TARDE PESSOAL, JÁ FAZ MAIS OU MENOS UMA SEMANA QUE EU NÃO POSTAVA NADA. MUITO TRABALHO E POUCO TEMPO!
MAS SEMPRE COM A LEMBRANÇA DE TRAZER O MELHOR E MAIS INOVADOR A TODOS (AS).
ESSA SEMANA TRAREI NOVIDADES A RESPEITO DE PLATAFORMAS OPEN SOURCE E TAMBÉM DAS PAGAS, MAS DE MANEIRA QUE BAIXE CADA VEZ MAIS O INVESTIMENTO E OTIMIZE E MAXIMIZE OS GANHOS. TRAREI TAMBÉM, NOTÍCIAS ENTRE UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PORTUGAL E INSCRIÇÕES PARA BRASILEIROS NUM CURSO INÉDITO, DE UM ANO E MEIO, EM PORTUGAL COM TUDO PAGO. GOSTARIA DE FALAR UM POUCO SOBRE PESSOAS QUE TRABALHAM COM GEOINFORMAÇÃO E PARABENIZAR A TODOS.
ESSA SEMANA CONHECI UM GEÓGRAFO QUE É SIMPLESMENTE O MÁXIMO NA ÁREA DE GEOIT. PARABÉNS.

ABAIXO DESSAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS TEM AS NOTÍCIAS DO DIA. UM ABRAÇO A TODOS.


O técnico de SIG é um profissional que, de forma autônoma ou sob orientação, gere todo o tipo de Informação Geográfica. Procede a atualização de bases de dados e realiza operações de análise espacial de apoio a projetos. Está habilitado a produzir, editar e atualizar cartografia, nomeadamente a que é produzida através de levantamentos por fotografia aérea, ou por levantamentos de campo com recurso a tecnologias GPS (Global Positioning System). Como atividades principais resultantes da sua especialização tecnológica, no decorrer da sua atividade profissional, o técnico de SIG está qualificado para: Adquirir, editar e validar informação analógica ou digital, nos vários formatos para integração em SIG. Georreferenciar informação cartográfica digital. Gerir e atualizar bases de dados. Realizar levantamentos de campo com recurso ao GPS. Efetuar tratamentos fotográficos digitais e participar na concepção/atualização de cartografia através de desenho assistido por computador. Fazer análises espaciais em formato vetorial e matricial para a produção de nova cartografia ou para apoio a projetos/estudos (cartografia de risco, planos de ordenamento territorial, estudos de impacte ambiental, estudos de localização, Geomarketing, etc.).






Geoinformatic Applications - plataforma de pesquisa geopespacial colaborativa


Geoinformatic Applications (GA) é uma organização colaborativa online, sem fins lucrativos e interdisciplinar, focada em fornecer soluções inovadoras de geoprocessamento. A organização tem como objetivos:
* fornecer sistemas com base científica de apoio à decisão para os usuários técnicos e nãotécnicos,
* aplicação de ferramentas GIS e tecnologias para uma variedade de problemas da pesquisae da indústria, e
* estabelecer um ambiente colaborativo que facilite a cooperação entre os pesquisadores.


A GA realiza estes objetivos por meio da Seção de Investigação e Análise, que empregaanálises em sistemas de informação geográfica e sensoriamento remoto. Atualmente, aSecção utiliza o ArcGIS 9.3, ERDAS Image 9.1, ENVI 4.7, IDRISI Andes, ER Mapper 7.1, R2.10.1*, Maxent 3.3.2 (Ecological Modeling), ILWIS 3.6*, DIVA-GIS*, SAGA*. (*Open Source)
A organização também fornece conhecimentos para os estabelecimentos que estão iniciandosuas próprias operações geoespaciais in-house e realiza projetos para aqueles que não têmcapacidades geoespaciais próprias.


A organização está listada na idealist.org e LinkedIn.


The Geospatial Technologist (GT) é uma plataforma que promove o uso de tecnologiasgeoespaciais. Tem por objectivo facilitar a transferência de conhecimentos e a criação deuma rede internacional de estudantes, pesquisadores e profissionais envolvidos na troca deidéias e conhecimentos geográficos. A plataforma foi projetada para:


* postar pensamentos sobre as questões geo-espacial,
* Atualizações de notícias e links interessantes, e
* postagem de pesquisa atuais e em curso.


O listserv é projetado para ser um lugar onde:


* idéias podem ser trocadas,
* colaborações e propostas iniciadas,
* aconselhamento e assistência profissional são oferecidos,
* problemas são discutidos e resolvidos, e
* colegas podem ficar em contato.


O listserv promove um ambiente colaborativo. Lista de membros ajudam uns aos outros eoferecem uma outra crítica construtiva e opinião profissional sobre os problemas, questõesou assuntos que são postados.


Acesse: http://www.geoinformatic.org

DotSpatial - plataforma de desenvolvimento em .NET para aplicações geoespaciais








Visão do Projeto: DotSpatial visa fornecer um conjunto de bibliotecas livre, de fonte aberta, consistente e confiável para a plataformas .NET, Silverlight e Mono, que permita aos desenvolvedores facilmente incorporar dados geográficos, análises e mapeamento em suas aplicações, e assim, liberar o enorme potencial do SIG em soluções para organizações e comunidades de todos os tipos de forma não restritiva. Ela é desenvolvida pelos membros da comunidade de desenvolvimento .NET da OSGEO.
Como exemplo de aplicações que usam a DotSpatial temos o Whitebox GAT e oMapWindow GIS.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Análise de Terreno Utilizando Modelos Digitaos de Elevação - TauDEM




TauDEM 5 (Terrain Analysis Using Digital Elevation Models) é um conjunto de ferramentas para a extração e análise de informações hidrológicas da topografia, representada por um Modelo Digital de Elevação (DEM).

O TauDEM 5 fornece as seguintes capacidades:



  • Vários métodos para o delineamento das redes de fluxo, incluindo métodos topográficos baseados em formas sensíveis à densidade de drenagem espacialmente variáveis;
  • Delimitação das bacias hidrográficas e sub-bacias de drenagem para cada segmento de curso d'agua e associação entre as bacias hidrográficas e os atributos dos segmentos para criação de modelos hidrológicos;
  • Avaliar o potencial de áreas sujeitas a deslizamento de encostas.

  • Ele vem gratuitamente nas versões stand-alone (inclusive para sitemas 64 bits e com capacidade de multiprocessamento) ou como extensão (toolbox) para o ArcGIS 9.3.1 (com a vantagem sobre o ArcHydro pois não depende da extensão Spatial Analyst).

    Também pode ser usado no MapWindow GIS (é o plugin chamado Watershed Delineation), porém em meus testes só rodou na versão 4.7 de 32 bits. E vale lembrar que ele também roda os modelos de simulação hidrológica SWAT (Soil and Water Assessment Tools), o HEC-RAS (Hydrologic Engineering Centers River Analysis System) e o BASINS (Better Assessment Science Integrating point and Nonpoint Sources) de análise ambiental da qualidade das águas.

    Banco de dados de publicações sobre oSWAT: https://www.card.iastate.edu/swat_articles/

    para mais informações acerca de modelos digitais de terrenos para rali, enduro, ecoturismo, ecotrilhas entrem em contato com a nossa equipe em ftlgis@gmail.com









    quarta-feira, 14 de setembro de 2011

    GEOPROCESSAMENTO NA DELIMITAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE

    BOM DIA GALERINHA BLOGUEIRA DO MEU BRASIL.

    HOJE TEMOS MAIS UMA NOVIDADE PARA AQUELAS PESSOAS QUE DESEJAM SE ESPECIALIZAR EM GIS, E PARA AQUELAS QUE QUEREM SE DIFERENCIAR DAS DEMAIS. AFINAL NÓS SABEMOS QUE NOSSO VALOR PROFISSIONAL É DIRETAMENTE PROPORCIONAL A NOSSA QUALIFICAÇÃO. PEÇO PARA AQUELES QUE CONHECEM DIVULGAR MAIS A TECNOLOGIA GIS NAS UNIVERSIDADES E NO MEIO SOCIAL TAMBÉM. O GEOPROCESSAMENTO HOJE GANHA O MUNDO E O BRASIL É UMA DAS MAIORES POTÊNCIAS, ENTRETANTO HÁ MUITO AINDA A SER ABSORVIDO PELOS PROFISSIONAIS QUE FICAM À MARGEM DESSA GRANDE FERRAMENTA. QUANDO FALEI QUE O BRASIL É UMA DAS GRANDES POTÊNCIAS, ESQUECI DE FALAR QUE ISSO SE DÁ NAS ÁREAS MAIS COMUNS A GEOTECNOLOGIA: GEOGRÁFICA E GEOLÓGICA.
    SOLUÇÕES PARA GEOMARKETING, GEOPREFEITURAS (CENSOS), GESTÃO AMBIENTAL, ENGENHARIAS E ETC AINDA ESTÃO A PARTE DESSA"LUXUOSA" FERRAMENTA, SEJA PAGA OU OPEN SOURCE.

    MANDO PARA VOCÊS MAIS UM CURSO SAÍDO DO FORNO. NÓS LEVAMOS A OPORTUNIDADE PARA 06 PESSOAS DE SE CAPACITAR AINDA MAIS NESSA ÁREA. E PARA AS DEMAIS ÁREAS JÁ SABEM: ENTREM EM CONTATO CONOSCO PELO ftlgis@gmail.com OU Skype: ftlgis OU AINDA PELOS NOSSOS NÚMEROS AQUI NO ESTADO DO RN: (84) 9189-8775 FALAR COM FRANCISCO OU (84) 9188-3516 FALAR COM MONIK.

    UM ABRAÇO FORTE A TODOS.


    terça-feira, 13 de setembro de 2011

    CURSO DE ARCGIS BÁSICO E APLICADO


    PREZADOS,



    GOSTARIA DE CONVIDÁ-LOS A DAR UMA OLHADA NOS NOSSOS CURSOS. SOMOS UMA EQUIPE DE TÉCNICOS E TECNÓLOGOS EM GEOLOGIA E GEOPROCESSAMENTO. MINISTRAMOS CURSOS EM PARTE DO BRASIL, E DENTRE OS NOSSOS CLIENTES ESTÃO: BAHIA SUL CELULOSE, PUC - RIO E VALE.

    ESTAMOS COM NOVOS MODELOS DE CURSOS DE ARCGIS E EM MODALIDADE OPEN SOURCE.

    ENVIO ABAIXO A DESCRIÇÃO DOS CURSOS EM  JPEG E QUALQUER DÚVIDA PODEM ENTRAR EM CONTATO COM A NOSSA EQUIPE PELOS FONES:
    (84) 9189-8775 FRANCISCO,
    (84) 9188-3516 MONIK,
     E PELO SKYPE: FTLGIS
    OU MESMO POR EMAIL: ftlgis@gmail.com 


    DESDE JÁ AGRADECEMOS A ATENÇÃO DE TODOS.


    Mapas gratuitos para GPS da Garmin






    O Tracksource é um projeto colaborativo e voluntário que tem por objetivo criar e distribuir gratuitamente mapas do Brasil para uso em GPS Garmin ou em navegadores que utilizem softwares compatíveis.
    Tracksource produz e distribui GRATUITAMENTE Mapas Roteáveis para GPS, com cobertura rodoviária de todo o Brasil e detalhamento urbano em mais de 2200 Municípios.

    Através deste site, informações levantadas pelos usuários são encaminhadas a desenvolvedores que atualizam os mapas e periodicamente os publicam para serem baixados por toda a comunidade.
    Em constante evolução, desde que foi criado em 2002, hoje o Tracksource é um dos maiores projetos deste gênero no mundo, conta com milhares de colaboradores, centenas de desenvolvedores e produz os melhores, mais completos e atualizados mapas do Brasil para GPS.
    Atualmente produz mapas para uso em GPS da marca Garmin ou em navegadores que usem software compatível, como também mapas para uso no computador, compatíveis com os softwares MapSource e TrackMaker (excelente utilitário brasileiro com versão gratuita limitada ou pode-se comprar a versão completa por apenas R$ 189,00).
    No caso de não ter mais o CD de instalação do MapSource que vem com o GPS que você comprou segue a dica do Blog do GPS:
    'A maior parte dos GPS Garmin vendidos hoje vem com uma versão gratuita do programa MapSource, que pode ser utilizado para upload de dados/mapas edownload de waypoints, trilhas, rotas etc para aparelhos de GPS. Porém os GPS Garmin mais antigos não vinham com o software, que era vendido separadamente. Para aqueles proprietários de aparelhos GPS antigos é possível ter um MapSource rodando em seu computador gratuitamente. Siga os seguintes passos :
    1 - Faça o dowload do programa Garmin’s free Training Center e instale-o
    2 - Faça o download do MapSource update file e instale-o.
    Pronto agora você tem uma versão atual do MapSource rodando no seu computador.'
    Fonte : 
    freegeographytools.com

    Garmin MapSource agora é BaseCamp


    O Mapsource é um programa gratuito da Garmin para ser usado no PC para transferir dados para receptores GPS da Garmin, como carregar mapas no GPS ou baixar pontos, trilhas e rotas do GPS.
    O problema é que muitas pessoas estavam meio nervosas em alguns fórum sobre GPS, por não conseguirem mais baixar o programa do site da Garmin e tambem não tinham recebido um CD com o programa quando adquiriram um aparelho de GPS da Garmin. No post sobre o siteTracksource.org.br que disponibiliza mapas roteáveis de forma gratuita para usar no GPS, eu publiquei uma dica que o pessoal tinha colocado, com link para baixar e instalar o Garmin Training Center e depois baixar e intalar o Mapsource (Web Update) e poder usá-lo.
    Agora a Garmin lançou o BaseCamp, gratuito e com avanços sobre o MapSource que irá deixar muitas pessoas contentes, como a visualização em 3D, em planta (relevo sombreado) ou em perspectiva, como no Google Earth. Essas funcionalidades não são por acaso, mas por causa da nova linha de GPS que a Garmin está lançando, Montana, Dakota e Oregon, com recursos como tela sensível ao toque e geocaching, alguns com câmeras fotográficas com geotag (fotos com coordenadas), cartão de memória para expansão  e armazenamento em formato GPX (dados de GPS para exportação, compatível com diversos SIG).
    E se você ia comprar um novíssimo GPS eTrex com bússula eletrônica e altímetro mais a potente antena (chipset SirfStar III) com partida a frio super rápida e alta sensibilidade (que pode ser identificada nos aparelhos que tem um x no final do nome, como o eTrex Vista HCx) não aceite pagar mais que US$200,00 (mais 60% de imposto de importação e 100% de lucro dos revendedores) pois já está no site da Garmin a nova linha eTrex, agora eTrex10,eTrex20 e eTrex30, todos touchscreen.
    Acesse: Garmin para conhecer os novos modelos e Garmin BaseCamp para baixar o programa (instalei por cima do MapSource, por isso não sei se é instalado só como update por cima de instalações de programas da Garmin, como o Training Center ou o próprio MapSource).

    terça-feira, 6 de setembro de 2011

    E COMO PROMETIDO, A SEGUNDA NOTÍCIA DA NOITE:




    Epanet - Modelagem de redes de distribuição de água em sistemas de abastecimento



    O EPANET foi desenvolvido pela  Agencia de Proteção Ambiental Americana - EPA (U.S. Environmental Protection Agency), para permitir:

    1. Simular o comportamento hidráulico de um sistema pressurizado de distribuição de água ao longo do tempo;
    2. Avaliar possíveis ações que possam diminuir o consumo de energia elétrica, como, por exemplo, simulações dinâmicas da operação das instalações de bombeamento para verificar a possibilidades das bombas operarem em horário fora de ponta, visando à minimização do custo de energia elétrica dos sistemas de abastecimento de água;
    3. Simular o comportamento de parâmetros da qualidade da água, ao longo da rede de distribuição, durante um determinado período de tempo;
    4. Apoiar a análise de alternativas de gestão, de modo a melhorar a qualidade do sistema de abastecimento, em termos de quantidade e qualidade da água fornecida;
    5. Obter valores de vazão em cada trecho, da pressão em cada nó, da altura de água em cada reservatório de nível variável e da concentração de elementos químicos na água através da rede de distribuição, durante o período de simulação. 

    EPANET é software de domínio público, para ambiente Windows, que pode ser copiado livremente e pode ser distribuído. O manual, tutoriais e arquivos-exemplo em inglês, podem ser obtidos no endereço: http://www.epa.gov/nrmrl/wswrd/dw/epanet.html
    O manual e o programa traduzidos para o português (Brasil) poderão ser copiados a partir do link: http://www.lenhs.ct.ufpb.br/?page_id=34.


    EpaCAD é um programa gratuito da Universidade Politécnica de Valência - ES, que converte facilmente os arquivos do AutoCAD para o EPANET. Ele é capaz de importar automaticamente as principais propriedades dos elementos, provendo amplamente as informações requeridas para a construção da rede.
    EPANET Tools é uma coleção de ferramentas gratuitas da empresa  Zonun Solutions que provê varios recursos para se trabalhar com o EPANET como conversão de dados do Google Earth, shapefile ou gpx (GPS) e Excell.


    O Curso de EPANET desenvolvido pela SANOVA, uma empresa especializada em serviços relacionados à modelagem hidráulica de sistemas de abastecimento de água para as companhias de saneamento brasileiras é voltado para profissionais e técnicos que trabalham na área do saneamento e tem como objetivo a elevação na qualidade dos serviços prestados no setor, com foco na redução de perdas e eficiência energética. Além da modelagem hidráulica, a SANOVA em parceria com a FTL GIS oferece estudos de redução de perdas de água e otimização do consumo de energia elétrica dos sistemas elevatórios, com base no modelo hidráulico, além de outros projetos, cursos e treinamentos técnicos para o setor de saneamento.
    A Capacitação em Modelagem e Simulação Hidráulica para Sistemas de Abastecimento de Água é realizado em Natal Pela FTL GIS em um treinamento que chama-se Personal, para um número mínino de 3 alunos e máximo por turma de 5 ou atende também as Companhias Municipais ou Concessionárias de Tratamento e Distribuição de Água com cursos in company e suporte especializado.

    Equipe FTL GIS